Foi oficialmente lançada, nesta terça-feira, 28 de Outubro, na província do Cuando, a campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero, que tem como alvo mais de 8.000 meninas com idades entre 9 e 12 anos.
O acto de abertura teve lugar no colégio nº 01 Comandante Cuenha, e foi presidido pelo Director do Gabinete Provincial da Saúde, Bernabé Baptista.
Na ocasião, o responsável assegurou que todas as equipas técnicas e logísticas estão devidamente preparadas para garantir o cumprimento dos objectivos traçados pela campanha.
Segundo o responsável, o cancro do colo do útero é causado pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), uma doença cuja prevenção é possível através da vacinação, especialmente quando administrada ainda na infância.
A campanha está a decorrer nas escolas, unidades sanitárias, postos de vacinação de alto rendimento e em locais estratégicos das comunidades, contando também com equipas móveis e avançadas compostas por seis membros, que se deslocam às aldeias para assegurar que nenhuma menina fique de fora.
Durante a cerimónia, as alunas Conceição Carolina Laurindo, de 10 anos, e Josefa Silepo, de 12 anos, receberam a dose e aproveitaram para apelar às outras meninas para aderirem à vacinação, sublinhando que esta é uma forma segura e eficaz de prevenir o cancro do colo do útero e proteger a saúde no futuro.
A iniciativa enquadra-se nos esforços do sector da saúde para reduzir a incidência e a mortalidade por esta doença, considerada uma das principais causas de morte por cancro em mulheres adultas no país.