• ADMINISTRAÇÃO GERAL TRIBUTÁRIA ABRE PRIMEIRO POSTO FISCAL NO CUANDO


    A província do Cuando vai contar, a partir do próximo dia 31 de Outubro, com o seu primeiro Posto Fiscal da Administração Geral Tributária (AGT), a ser inaugurado no município do Cuito Cuanavale, no âmbito da nova divisão política e administrativa do país.

    A informação foi avançada nesta terça-feira, 14 de Outubro, pela Directora Regional da 6.ª Região Tributária, Cristina Muengo, após uma audiência com o Governador Provincial, Lúcio Amaral.

    A nova estrutura vai atender todos os contribuintes da província, com vista a descentralização e aproximação dos serviços fiscais às populações.
    Segundo Cristina Muengo, estão criadas as condições técnicas e humanas para a entrada em funcionamento do posto, e numa primeira fase, as equipas técnicas da AGT vão desenvolver acções de sensibilização junto das comunidades, com vista à promoção da cultura do cumprimento voluntário das obrigações fiscais.

    A responsável explicou ainda que a visita à Mavinga teve como propósito identificar os locais onde serão construídas as futuras instalações da repartição fiscal e da casa de passagem para os funcionários, prevendo-se o início das obras no primeiro semestre de 2026.

    Por sua vez, o Governador Lúcio Amaral assegurou o apoio institucional do Governo Provincial à implementação do novo posto fiscal, sublinhando que a presença da AGT vai contribuir para o aumento da arrecadação de receitas locais, indispensáveis ao desenvolvimento socioeconómico do Cuando.

    “O Cuando tem tudo para prosperar, porque possui recursos naturais, florestais, faunísticos, hídricos e um potencial comercial capaz de proporcionar o bem-estar da nossa população”, destacou o Governador.