• Autoridades Sanitárias no Cuando reforcam campanhas de consciêncializacão sobre o Cancro da Próstata


    O mês de Novembro traz um foco para a saúde masculina, na consciencialização e diagnostico precoce do cancro da próstata, disse nesta sexta-feira, 14 de Novembro, em Mavinga, Eduardo Catoquessa Director de Enfermagem do hospital municipal de Mavinga . Segundo Eduardo Catoquessa, a doença comum em homens, deixa-os com dificuldades de urinar, sensação de bexiga cheia e dores.

    Por isso, aconselha os homens a aderirem as consultas rastreio, como a melhor via de prevenção do cancro da próstata.

    O Director de Enfermagem disse por outro lado que na Província do Cuando existem poucos casos de câncer de protata, pois o desconhecimento da doença faz com os homens não vaõ as consultas de rotina.

    Eduardo Catoquessa revelou igualmente, que de Janeiro a Novembro foram registados 4 casos suspeitas prontamente encaminhados para o hospital Geral do Cubango para o devido seguimento médico.

    Neste momento o Departamento Provincial da Saúde Pública elaborou um programa de sensibilização e educação para saùde dirigido as unidades militares, Igrejas, e outras franjas da sociedade sobre a importância das consultas de rastreio e diagnóstico precoce do câncro da próstata, causas e consequências.

    O Cidadão Adilson Pedro Francisco de 39 anos de idade, residente no bairro 4 de Fevereiro, reconhece que a doença é pouco conhecida pelos cidadãos em Mavinga, por apela a realização de campanhas de sensibilização no seio das comunidades sobre o perigo da doença.

    Já Maria Kilomele, de 50 anos, residente no bairro Vila Alicei em Mavinga,diz que e a doença merece toda atenção da sociedade pelas consequências que traz aos homens.

    Cuando-Desenvolvimento e resiliência