O Comando Provincial da Polícia Nacional no Cuando apresentou, nesta segunda-feira, 1 de Setembro, o balanço dos 100 dias da operação conjunta realizada em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal (SIC), que decorreu de 20 de Maio a 30 de Agosto.
Segundo o porta-voz da corporação, 1° Subchefe, Prazeres Mário, a operação resultou na detenção de 104 cidadãos nacionais e estrangeiros, com idades compreendidas entre os 18 e 54 anos.
Dentre os detidos, constam 98 cidadãos angolanos, dois da República Democrática do Congo, dois da Guiné-Conacri, um do Tchad e um da Mauritânia.
No decurso da acção, foram apreendidos diversos meios, entre os quais 15 armas de fogo, 128 pedras de diamante em posse presumida, instrumentos utilizados na exploração ilegal de diamantes e urânio, quatro viaturas, 15 motorizadas, 21 cabeças de gado bovino, computadores, painéis solares, 679 gramas de liamba, vários bens domésticos e a quantia de 179.200 kwanzas.
A operação permitiu ainda o esclarecimento de um crime de homicídio qualificado, ocorrido no dia 11 de Agosto, na aldeia de Catchotcho, município do Rivungo.
A vítima, um cidadão nacional de 64 anos, foi alvejada com recurso a uma arma de fogo do tipo AKM. Os supostos autores, três indivíduos de 51, 46 e 36 anos, encontram-se detidos.
No capítulo da recuperação de bens, o Comando Provincial restituiu 60 cabeças de gado bovino aos legítimos proprietários nos municípios de Luiana e Rivungo.
A Polícia Nacional no Cuando aproveitou a ocasião para apelar à população a evitar práticas criminais, com destaque para homicídios, caça furtiva, exploração ilegal de minerais estratégicos, roubo de gado bovino, justiça por mãos próprias, vandalização de bens públicos, fogo posto e violência doméstica.