Os coordenadores das comissões de moradores dos nove municípios que compõem a província do Cuando reafirmaram, nesta sexta-feira, 26 de setembro, o seu compromisso em apoiar a governação local.
A intenção foi manifestada durante o Encontro Provincial sobre as Comissões e Conselhos de Moradores, realizado na sala de conferências da Administração Municipal de Mavinga.
Segundo Justina Lopes, técnica sénior do Ministério da Administração do Território, o encontro visou a partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes, com o propósito de evitar conflitos entre as autoridades tradicionais, comissões de moradores e administrações locais relactivamente às tarefas e responsabilidades atribuídas a cada entidade.
Para Alberto Sanumala, coordenador de moradores do bairro Mutungo, no município do Rivungo, a iniciativa constitui uma oportunidade inédita de diálogo.
O responsável garantiu empenho na sensibilização da população para uma participação activa na governação, de modo a impulsionar o desenvolvimento da localidade e a educação cívica dos moradores.
Já Amadeu Canganjo, da Comissão de Moradores de Luiana, considerou a iniciativa do governo assertiva e estratégica para a melhoria do relacionamento com as comunidades.
O participante destacou ainda a importância de se reforçar a cooperação com as administrações municipais, afirmando sair satisfeito com os resultados alcançados no encontro.