As crianças da província do Cuando apelaram, nesta segunda-feira, 01 de Setembro, ao Executivo para a implementação de programas de alimentação escolar, com vista a garantir melhores condições de aprendizagem e combater o abandono escolar.
O pedido foi feito pelo aluno Higino Lucamba, em representação dos colegas, durante o acto provincial de abertura do ano letivo 2025/2026, realizado no Colégio Nº 1 Comandante Cuenha, em Mavinga, sob orientação do Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral.
No seu pronunciamento, Higino Lucamba pediu ainda aos professores maior dedicação, carinho e aplicação de metodologias de ensino modernas que facilitem o processo de aprendizagem.
Aos pais e encarregados de educação, exortou a pôr fim à prática de levar os filhos para as lavras e pastos, por considerar que tal hábito contribui significativamente para o abandono escolar.
Já os professores comprometeram-se em intensificar os esforços para a erradicação do analfabetismo na província, através da melhoria da qualidade de ensino.
Por sua vez, o Director do Gabinete Provincial da Educação, Eduardo Bento, destacou a necessidade de enquadrar-se mais docentes e ampliar a rede escolar com novas salas de aula em todas as localidades.
Sublinhou, igualmente, a aposta no ensino itinerante, como forma de responder à realidade de uma população com hábitos de transumância.
O acto de abertura do ano letivo ficou ainda marcado por momentos culturais, protagonizados por alunos e professores, e pela entrega de medalhas e certificados aos representantes do Cuando nos 13º Jogos Escolares.