O Governador da Província do Cuando, Lúcio Amaral, presidiu nesta quarta-feira, 17 de Setembro, ao acto provincial alusivo ao Dia do Herói Nacional e Fundador da Nação Angolana, Dr. António Agostinho Neto, realizado na comuna do Lupiri, município do Cuito Cuanavale.
Na ocasião, o governante destacou a dimensão política, cultural e intelectual de Agostinho Neto, lembrando-o como “um homem de carácter, humanista, político, médico, escritor e poeta renomado, cuja obra "Sagrada Esperança" continua a inspirar a juventude angolana a afirmar-se em todos os domínios da vida”.
Sob o lema “Angola 50 anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”, Lúcio Amaral sublinhou que a celebração da data serve para honrar os ideais do primeiro Presidente de Angola e reafirmar o compromisso de união e dedicação ao trabalho para o desenvolvimento social e económico do país.
O governador do Cuando lembrou a célebre frase de Neto – “O mais importante é resolver os problemas do povo”, como guia para as políticas públicas que visam a melhoria das condições de vida das populações, através da aproximação dos serviços sociais, investimento na formação do capital humano e implementação de estratégias para levar o desenvolvimento às zonas mais recônditas.
Durante o acto, foi também destacada a importância do Cuito Cuanavale, município histórico que guarda a memória das batalhas decisivas pela independência da Namíbia e o fim do apartheid, hoje eternizada no Memorial ali erguido.
No balanço das acções em curso, Lúcio Amaral anunciou a conclusão de seis projectos sociais no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), incluindo escolas, um posto médico e uma morgue, bem como a residência do administrador comunal do Lupiri.
Sublinhou igualmente o potencial agrícola da comuna, onde será criada uma escola de campo voltada à capacitação de mulheres em boas práticas agrícolas, para o combate à fome e à melhoria da segurança alimentar.
O governador destacou ainda a relevância da Nova Divisão Político-Administrativa, iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, que tem permitido a redução das assimetrias regionais e a aceleração do desenvolvimento local.
Entre os projectos de destaque, enumerou a requalificação de Mavinga, a melhoria da iluminação pública, o reperfilamento do aeródromo local, a construção de um sistema fotovoltaico, a expansão das redes de água e energia, bem como a futura instalação de um hospital de campanha com 150 camas.
Lúcio Amaral apelou à reflexão sobre a visão de progresso e justiça social de Agostinho Neto, reforçando que “o 17 de Setembro deve ser celebrado com júbilo, pois simboliza as conquistas imensuráveis da paz, da reconciliação e da unidade nacional”.