No âmbito das celebrações dos 23° Aniversário do dia da Paz e Reconciliação Nacional, o Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA), promoveu neste domingo (06/04), na vila de Mavinga , um culto Ecuménico de Acção de Graças com objectivo de enaltecer a unidade e a paz duramente conquistada pelos angolanos.
Na sua intervenção durante o culto, o governador do Cuando Lúcio Amaral, disse que as igrejas por intermédio das orações sustentam a coesão e harmonia entre os angolanos, a viverem na diversidade sem distinção de raça, credo religioso ou filiação partidária.
Na ocasião Lúcio Amaral, apelou aos jovens da província do Cuando a usarem de forma correcta as redes sociais para promoção da coesão entre os cidadãos, harmonia família, investigação científica, partilha de conhecimentos, criação de postos de trabalho, através do empreendedorismo tecnológico.
O governador da província do Cuando incentivou as Igrejas a olharem para as potencialidades hídricas locais para irrigação dos campos agrícolas, desenvolvendo assim, a agricultura.
Lúcio do Amaral augura que os líderes religiosos apoiem o governo provincial no combate aos vários fenómenos sociais que assolam a região, nomeadamente, a violência doméstica, abuso sexual contra menores, gravidez e casamento precoces denunciando estas práticas reprováveis.
Para o presidente do CICA-Conselho das Igrejas Cristas em Angola na província do Cuando, Reverendo Charles Kakupa Samba que falava durante a homilia, realçou que as igrejas acompanham com grande satisfação os avanços que se registam no país, em particular na rovíncia, graças a paz entre os angolanos.
Charles Samba disse, por outro lado, que o governo provincial deve prosseguir com o espírito de Deus, e as igrejas devem ter a paz de cristo.
O Reverendo Charles Samba, mostrou-se preocupado com a atitude e comportamentos negativos de alguns lideres religiosos, que em nada dignificam o bom nome das igrejas, pelo que devem ser punidos severamente.