O Comando Provincial do Cuando da Polícia Nacional de Angola, em coordenação com o SIC, procedeu ontem, 16 de janeiro, à detenção de 3 cidadãos nacionais de 28, 38 e 41 anos de idade, respectivamente, por práticas de comércio de metal ferroso e não ferroso, no município do Cuito Cuanavale.
Segundo o porta-voz da PNA no Cuando, Prazeres Mário, estes cidadãos foram detidos por desobediência às medidas expressas no Decreto Executivo nº 7/26 de 9 de janeiro, sobre a interdição da actividade comercial de pesagem de metal ferroso e não ferroso.
Prazeres Mário esclareceu que o facto ocorreu numa altura em que os supostos infractores, a bordo de uma viatura de marca SHACMAN, cor amarela, matrícula nº LD-83-13-IJ, carregada de ferro, vindos da comuna do Licua, transitando pela estrada 280, procuravam transpor o município do Cuito Cuanavale, com destino a província de Luanda, onde viriam a comercializar o material em mercados clandestinos.
"As forças da ordem interpelaram o meio rolante e abortaram a acção associada a crimes de furto, roubos e vandalização de bens públicos e privados", pois, os visados já foram apresentados ao Ministério Público para os devidos procedimentos", sublinhou.
Por outro lado, a Polícia Nacional de Angola no Cuando encerrou 12 casas de pesagem de metal ferroso e não ferroso, sendo 7 em Mavinga e 5 no Cuito Cuanavale.
Entretanto, a Delegação Provincial do MININT e Comando da PNA no Cuando apela aos cidadãos abstenção de práticas criminosas, observando sempre os princípios da legalidade e integridade, cumprindo o dever pátrio de colaborarem com as autoridades competentes para a segurança pública de todos.