Os Efectivos do Comando Municipal do Cuito Cuanavale, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal (SIC), procederam, no dia 7 de Fevereiro de 2026, à detenção de dois cidadãos nacionais, de 36 e 55 anos, no município do Longa, província do Cubango, onde se encontravam foragidos.
Os suspeitos são indiciados pela prática do crime de homicídio qualificado, concorrido com envenenamento, intoxicação alcoólica, roubo de uma motorizada de marca Kawasaki e ocultação de cadáver, cuja vítima foi um cidadão nacional de 27 anos.
De acordo com as autoridades, o crime terá sido motivado por interesses financeiros. O presumível autor material do homicídio terá sido aliciado pelo suposto mandante com a promessa de 300 mil kwanzas, sob alegação de necessitar de uma motorizada para servir de transporte escolar do seu filho.
Segundo os dados apurados, o suposto mandante terá entregue 2.500 kwanzas e uma substância descrita como “veneno em pó”, que foi alegadamente misturada numa bebida alcoólica adquirida pelo suspeito.
A vítima, que mantinha laços de amizade com o presumível autor, foi convidada para um convívio numa cantina denominada “Mileva”, situada no bairro Cambamba, município do Cuito Cuanavale.
Após ingerir a bebida, a vítima terá ficado debilitada, sendo posteriormente conduzida para uma zona de matagal, onde foi mortalmente agredida com golpes contundentes na região da nuca. O crime terá ocorrido entre as 13 e as 14 horas do dia 2 de Fevereiro do corrente ano.
Consumado o acto, o suspeito ter-se-á apoderado da motorizada, entretanto já apreendida pelas autoridades.
Os detidos foram encaminhados ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes, prosseguindo as diligências com vista ao completo esclarecimento do caso.