• FESTIVAL DOS 50 ANOS CHEGA AO CUANDO


    O Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico do Cuando, André Zinga Nkuka, recebeu no último sábado, 27 de Setembro, no município do Cuito-Cuanavale, a caravana de músicos que integram o elenco do Festival dos 50 anos da Independência Nacional.

    A iniciativa, promovida pelo Executivo Angolano em parceria com as produtoras LS & Republicano e Arca Velha, está a percorrer as 21 províncias do país com diversas actividades músico-culturais.

    A cerimónia de recepção contou ainda com a presença da directora do Gabinete Provincial da Cultura e Turismo, Celita Amorim, e do administrador municipal do Cuito Cuanavale, Nelson Ngundo.

    Durante a estadia, os artistas visitaram os históricos tanques de guerra localizados no Triângulo do Tchipa, símbolos da resistência e da vitória que marcaram não apenas a história de Angola, mas também a luta de libertação no continente africano.
    A visita foi considerada uma experiência de memória, reflexão e valorização da história nacional, hoje fonte de inspiração para a música, a cultura e a juventude angolana.

    Já à noite, o palco montado no Cuito-Cuanavale foi o ponto alto da festa.

    Músicos nacionais e locais partilharam o espaço e encantaram a população com muita música, luz e emoção. O público vibrou intensamente, agradecendo “de forma sonora” os 50 anos de independência de Angola.

    Em representação do Governador Provincial, Lúcio Gonçalves Amaral, o Vice-Governador André Zinga Nkuka enalteceu a iniciativa do Executivo liderado pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, e destacou a responsabilidade das produtoras LS & Republicano e Arca Velha na concretização do projecto cultural que está a unir todas as províncias.

    O responsável agradeceu a participação massiva do público e reconheceu o empenho dos artistas locais, que partilharam o palco com nomes de referência da música nacional e internacional, elevando ainda mais o brilho da celebração.