Os novos directores de gabinetes e administradores municipais da província do Cuando foram, nesta quinta-feira, capacitados em matérias de procedimentos administrativos e prestação de contas, de formas padronizarem as suas acções na prossecução do interesse público.
Em declarações à Imprensa no final do primeiro encontro metodológico, o vice- governador para os sectores político, social e económico, André Nzinga, considerou que o certame, que teve a duração de algumas horas, permitiu potenciar os membros do governo com ferramentas necessárias para
darem início aos seus trabalhos.
Disse tratar-se do primeiro encontro metodológico do governo provincial com o foco na hierarquização e complementaridade dos serviços para a fluidez dos programas, com a finalidade de garantir o bem-estar das populações.
Explicou que o encontro aprimorou temáticas sobre a execução orçamental, os mecanismos de acesso ao Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado e matérias sobre a elaboração de relatórios, competências e limites do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística, bem como o cumprimento dos prazos e a periodicidade de prestação de contas.
Sobre a gestão de Recursos Humanos, em que advoga para a necessidade de "colocar as pessoas certas nos lugares certos", afirmou que os quadros devem ser colocados em função da sua qualificação técnico-profissional, de formas a evitar constrangimentos no cumprimento de tarefas.
"As adaptações nem sempre resultam, pois existem qualificações técnicas ligadas à especialidade de domínios de intervenção que exigem perícia técnica", observou.
Nestes termos, de formas a dar resposta a algumas necessidades, assegurou que o
governo vai apostar na optimização e capacitação do capital humano, investindo a curto, médio e longo prazo, para que os quadros locais possam dar continuidade aos seus e estudos e participem na missão de desenvolver a província.