O governador da província do Cuando, Lúcio Amaral, apelou nesta terça-feira, 19 de Agosto, à Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) para que paute pela transparência e rigor na supervisão da administração pública, garantindo assim maior lisura no exercício das funções dos gestores públicos.
O apelo foi feito durante a cerimónia de apresentação da nova Delegada da IGAE na Província do Cuando, realizada na presença de gestores públicos, funcionários da instituição e representantes da sociedade civil.
Lúcio Amaral sublinhou que os quadros dos nove municípios da província devem estar cientes das suas responsabilidades, e desempenhar as suas actividades com honestidade e ética, para que as comunidades sejam beneficiadas com acções que promovam o desenvolvimento social da região.
Na ocasião, o Inspector Geral da Administração do Estado, João Pinto, procedeu à apresentação oficial da nova Delegada da IGAE no Cuando, Dakar Jonas, que terá a missão de observar, prevenir e inspeccionar os trabalhos do governo e das administrações locais, e assegurar uma conduta coesa e em conformidade com a lei.
“A IGAE vai auxiliar os serviços do governo a evitar erros na execução dos trabalhos públicos, zelar pela responsabilidade dos gestores e agentes, bem como pelo atendimento correcto ao cidadão, com o propósito de banir más práticas de governação”, destacou.
O acto contou ainda com uma palestra subordinada ao tema “Ética na Administração Pública”, orientada pela directora dos Recursos Humanos da IGAE, Elsa Cristina Paulo Neto, que reforçou a necessidade de maior profissionalismo e responsabilidade por parte dos gestores e agentes públicos, de modo a garantir um ambiente laboral saudável.
Participaram da cerimônia o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Claudiosvaldo Muhongo, membros do governo local, autoridades tradicionais e eclesiásticas, representantes dos órgãos de defesa e segurança, bem como da sociedade civil.