O Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral, exortou nesta sexta-feira, 26 de Setembro, as comissões e conselhos de moradores a promoverem uma participação mais activa e cívica da sociedade civil no funcionamento dos órgãos colegiais de âmbito local.
Durante o encontro provincial sobre as comissões e conselhos de moradores, que decorre nos nove municípios da província, o governante sublinhou que as iniciativas, projectos e políticas públicas devem ser concebidas com o envolvimento directo da sociedade civil, considerada a principal destinatária das acções governativas voltadas para a satisfação das comunidades.
“O papel das comissões de moradores é fundamental na promoção da solidariedade, da cooperação comunitária, na defesa dos interesses comuns e, sobretudo, na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, destacou Lúcio Amaral.
O evento, que contou com a presença de membros do Governo Provincial, administradores municipais e quadros seniores da província, incluiu debates sobre a natureza, objectivos e atribuições das comissões e conselhos de moradores, bem como a implementação do orçamento participativo.
A sessão de trabalho terminou com a apresentação de uma síntese dos encontros já realizados nos diferentes municípios, reforçando o compromisso de aproximar a governação às comunidades locais.