O Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral, apelou, na última sexta-feira, 23 de Dezembro, às igrejas a reforçarem o seu papel pedagógico e social no seio das comunidades, com vista ao combate de diversos fenómenos sociais que comprometem o desenvolvimento harmonioso das famílias.
O apelo foi feito durante o culto ecuménico de acção de graças, realizado no município de Mavinga, no âmbito das celebrações do 1.º aniversário da Província do Cuando, que se assinala neste domingo, 28 de Dezembro.
Na sua intervenção, Lúcio Amaral solicitou o apoio das confissões religiosas ao Governo Provincial no combate à violência doméstica, ao abuso sexual contra menores, aos casamentos e gravidezes precoces, apelando à denúncia dessas práticas, por entender que não contribuem para o desenvolvimento das famílias nem da sociedade.
O governante exortou ainda as igrejas a reforçarem o espírito de amor e união, através de pregações bíblicas, catequeses e acções pastorais, como forma de combater o tribalismo, o separatismo e o regionalismo, males que, segundo afirmou, fragilizam o projecto colectivo de desenvolvimento da província.
“Já não há judeu nem grego, porque todos somos um em Cristo. Todos devemos contribuir para o desenvolvimento da província”, sublinhou.
Agradeceu o contributo das igrejas na moralização da sociedade, no combate aos fenómenos sociais que conduzem à desestruturação familiar, bem como no incentivo à formação técnico-profissional e académica dos cidadãos.