• GOVERNADOR DO CUANDO APELA ÀS MULHERES PARA ADESÃO AO RASTREIO DO CÂNCER DA MAMA


    O Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral, apelou nesta quinta-feira, 02 de Outubro, em Mavinga, às mulheres da província a aderirem às consultas de rastreio da mama, como forma de reduzir os riscos de morte por câncer da mama.

    Ao intervir na abertura da jornada Outubro Rosa, o governante destacou que, no Cuando, a doença ainda é pouco conhecida pelas comunidades, o que exige maior empenho dos serviços de saúde na promoção de acções de de educação, sensibilização e diagnóstico precoce.

    “Por isso, reforçamos o compromisso de trabalhar em parceria com as organizações da sociedade civil, de maneira a maximizar as mensagens de prevenção e contribuir para a salvação de vidas”, frisou.

    Lúcio Amaral revelou igualmente que estão a ser envidados esforços para que as duas unidades hospitalares em construção na província venham a dispor de áreas específicas para o tratamento do câncer da mama, permitindo uma resposta mais eficaz à patologia.

    No âmbito da jornada Outubro Rosa, o Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género programou a realização de palestras, debates e outras actividades de sensibilização, que culminarão com uma marcha, no dia 30, com a participação massiva de mulheres e homens de toda a província.