O Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral, apelou aos pais e encarregados de educação a assumirem um papel mais activo na formação e educação dos filhos, como forma de garantir o futuro das novas gerações.
O pronunciamento foi feito no final das visitas que efectuou, nos dias 08 e 09 de Setembro, a várias escolas do município de Mavinga, nomeadamente as escolas Missão Emanuel, 11 de Novembro, Mwene Tchimongua, Mwene Salindonga e Mwene Capusso, com o objectivo de constatar o nível de adesão dos alunos e professores no arranque do ano lectivo 2025/2026.
Lúcio Amaral manifestou preocupação com fenómenos que têm contribuído para o absentismo e abandono escolar, entre os quais o atraso escolar dos alunos, os casamentos e gravidezes precoces.
Segundo o Governador, estas situações continuam a condicionar o acesso das crianças e adolescentes à educação em alguns bairros do município de Mavinga.
Durante os encontros com adolescentes e encarregados de educação, o governante destacou a necessidade de romper-se práticas culturais nocivas, que afastam as crianças da escola, levando-as precocemente às lavras ou, no caso das meninas, a casamentos forçados.
“A educação é a base para a transformação da sociedade. Mandar as crianças para a escola é investir no futuro delas e no desenvolvimento da nossa província”, sublinhou.
Para reverter o actual quadro, Lúcio Amaral assegurou que serão reforçadas as campanhas de sensibilização sobre a moralização e o fortalecimento das competências familiares, através de programas como “Jangos de Valor”, Educação para a Cidadania e Jurídica, além da implementação da merenda escolar e da distribuição de materiais de apoio técnico e pedagógico.
No decurso das visitas, o Governador Provincial do Cuando procedeu igualmente à entrega de materiais escolares, incluindo batas, cadernos, livros, lapiseiras e pastas, com o propósito de apoiar os alunos e estimular a permanência destes no sistema de ensino.