O Governador provincial do Cuando, Lúcio Gonçalves Amaral, constatou nesta quarta-feira, 26 de Novembro, a situação socioeconómica do Município do Luengue, no âmbito da sua agenda de trabalho para acompanhar de perto as necessidades das comunidades locais.
À sua chegada, o governador foi recebido pelo Administrador Municipal, Miguel Pombal, que apresentou um memorando detalhado sobre o quadro socioeconómico da circunscrição, incluindo os principais desafios e os projectos actualmente em execução.
Durante a visita, Lúcio Amaral deslocou-se à zona Oeste do município, onde será erguida a futura Cidade do Luengue, tendo igualmente percorrido o campo de experimentação agrícola, com meio hectare de terra, e a subestação de captação, tratamento e distribuição de água.
O programa do Governador incluiu ainda uma visita às futuras instalações da Administração Municipal e às residências destinadas aos membros da administração local.
Num encontro de auscultação e concertação social, os munícipes apresentaram várias preocupações e prioridades, solicitando a implementação de projectos de impacto directo na qualidade de vida das comunidades, como a construção de mais escolas e hospitais, abertura de furos de água, melhoria das vias de comunicação e aquisição de tractores e charruas para o apoio à agricultura.
Em resposta, o Governador assegurou que o Executivo provincial tem previstas várias intervenções estruturantes, entre as quais a construção de novas escolas do ensino primário e secundário, a aquisição de insumos e equipamentos agrícolas para reforço da agricultura familiar, a reparação e ampliação do sistema de abastecimento de água e a abertura de novos furos.
Destacou ainda que a construção da Cidade do Luengue continua a ser uma das grandes prioridades do governo.
Lúcio Amaral anunciou igualmente a construção de um hospital com capacidade para 40 camas, bem como a requalificação do actual hospital municipal, visando melhorar o atendimento e a cobertura dos serviços de saúde.
No final da jornada, o Governador procedeu à entrega de bens de primeira necessidade às autoridades tradicionais e ofereceu 40 bolas para crianças da comunidade, num gesto de apoio social e incentivo ao desporto.
A visita reforçou o compromisso do Governo provincial em trabalhar para o desenvolvimento sustentável e integrado do Município do Luengue, promovendo melhores condições de vida para as populações.