• GOVERNADOR DO CUANDO CONSTATA SITUAÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA DOS MUNICÍPIOS DO MUCUSSO E DIRICO


    O Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral, efectuou uma visita de trabalho aos municípios do Mucusso e Dirico, no sul da província, com o objectivo de constatar de perto a situação social, económica e de infraestruturas dos referidos municípios.

    A deslocação teve início nesta segunda-feira, 10 de Junho, com partida da cidade de Mavinga, sede da capital da província do Cuando, rumo ao município do Mucusso, onde o governador trabalhou na terça-feira.

    Durante a visita, Lúcio Amaral foi informado sobre os principais desafios enfrentados pela população local, com realce para os sectores da saúde, educação, obras públicas, energia e água.

    Na ocasião, o administrador municipal do Mucusso, Lucas Huliame, manifestou preocupação com o aumento dos casos de casamentos e gravidezes precoces, que têm levado a situações de fuga à paternidade e vulnerabilidade social das crianças.

    Apelou à instalação urgente de órgãos de justiça, registo civil e notariado, com vista a reforçar o combate a estas práticas e garantir maior protecção social.

    Lucas Huliame destacou igualmente os projectos em curso para melhorar a condição de vida da população, incluindo a reabilitação das vias de acesso, construção do hospital municipal e residências para funcionários, instalação de instituições bancárias e escolas de ensino técnico-profissional, bem como o reforço no sistema de abastecimento de água potável.

    Na visita de campo do Governador do CUANDO ao município do Mucusso foi igualmente abordada a reabilitação e apetrechamento do complexo escolar 4 de Fevereiro.

    No domínio do turismo, foi salientado que o Mucusso é uma das principais portas de entrada de turistas provenientes da Namíbia para a região transfronteiriça do Okavango Zambeze.

    Com uma população estimada em mais de cinco mil habitantes, o município tem como principais actividades a agricultura familiar e a criação de gado.

    No dia seguinte, quarta-feira, 11 de Junho, o governador prosseguiu a visita ao município do Dirico, onde avaliou os preparativos para a 3ª edição do Concurso de Pesca Desportiva.

    No local, visitou também o Centro da Acção Social Integrado (CASI), infraestruturas comunitárias e o hospital municipal Hompa-Wepa.

    Em declarações no final da visita, o governador Lúcio Amaral fez um balanço positivo das constatações, tendo elogiado o empenho, patriotismo e espírito de serviço público dos funcionários locais.

    Reconheceu, no entanto, a escassez de quadros no sector da saúde, situação que poderá ser minimizada com a abertura de um concurso público previsto para breve.

    Lúcio Amaral garantiu ainda que as vias que ligam Mavinga, Cuito Cuanavale, Mucusso, Dirico e Rivungo serão reabilitadas, facilitando assim a mobilidade e o desenvolvimento regional.

    A jornada de trabalho do Governo do Cuando terminou com audiências concedidas às autoridades tradicionais, líderes religiosos, empresários e representantes da sociedade civil.