• GOVERNADOR DO CUANDO DEFENDE MAIOR DINÂMICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJECTOS SOCIAIS E ECONÓMICOS NOS MUNICÍPIOS


    O Governador da Província do Cuando, Lúcio Amaral, destacou neste domingo 8 de Junho, a importância de uma maior dinâmica na implementação de projectos sociais e económicos.

    O governador falava durante a visita de campo que efectuou ao Município do Dima, uma localidade com cerca de dois mil habitantes, constituída no âmbito da nova divisão político-administrativa da província.

    A visita serviu para inspecionar o progresso de algumas obras e se inteirar das principais necessidades da população local.
    Localizado a 60 Kilometros da sede capital do Cuando, o Município do Dima é de difícil acesso, com um trajecto que pode ser percorrido em mais de 4 horas devido ao estado da picada que dá acesso à região.

    Na sede do município, destacam-se as infraestruturas básicas, como uma sala anexa da 7ª classe e uma escola com 8 salas, voltada para o primeiro ciclo.

    Além disso, o município conta com um centro médico, esquadra de polícia, Unidade de Atendimento à População (BUAP) e um núcleo da administração local.

    A visita do governador incluiu a inspeção das obras em andamento no município, dentre as quais o local onde será construída a nova sede da administração municipal, serviços de apoio, bem como a obra da escola de 7 salas, que faz parte do Programa Integrado de Investimento Municipal (PIIM).

    A construção encontra-se com um grau de execução física de 88%, com previsão de conclusão para breve.
    Além disso, o projecto para a construção de 17 casas sociais, das quais 10 concluídas, também foi visitada pelo governante.
    No campo social, o governador Lúcio Amaral, focou -se em questões relacionadas à inclusão e apoio às pessoas com necessidades especiais, tendo visitado quatro cidadãos, sendo três com deficiência motora e uma com albinismo, ressaltando a necessidade de maior apoio e de políticas públicas voltadas para a inclusão dessas pessoas na sociedade.

    Na área da saúde, o município enfrenta a escassez de recursos humanos, mas o atendimento médico e a distribuição de medicamentos têm sido adequados, com destaque para o sucesso das acções de prevenção e combate à cólera, já que até o momento não foi registrado nenhum caso na região.

    Na educação, o governador expressou a sua preocupação com o número elevado de crianças fora do sistema de ensino, sendo que 500 crianças não estão matriculadas e muitas delas ainda não possuem o registro de nascimento, o que representa uma barreira significativa para o acesso à educação formal.

    Diante desse cenário, Lúcio Amaral garantiu que nos próximos dias uma equipa Multissectorial será enviada ao município para buscar soluções para as questões mais urgentes identificadas.

    Outro ponto relevante da visita foi a questão do abastecimento de água potável, o governador verificou a necessidade de desassociar o rio que alimenta o centro de captação, tratamento e distribuição de água, já que a terra tem obstruído o curso normal das águas.

    Além disso, será construída uma vedação para proteger os técnicos responsáveis pela manutenção do sistema de água, uma medida importante para prevenir ataques de jacarés, que são comuns na região.

    Ao final da visita, Lúcio Amaral reforçou o seu compromisso em acelerar o processo de implementação de obras e projectos no Município do Dima, visando melhorar as condições de vida da população e garantir o desenvolvimento social e econômico da localidade.