• GOVERNADOR DO CUANDO FAZ BALANÇO POSITIVO DO PRIMEIRO ANO DE GOVERNAÇÃO


    O Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral, fez um balanço positivo do primeiro ano de governação, durante uma entrevista concedida aos órgãos de comunicação social sedeados em Mavinga, por ocasião das comemorações do primeiro aniversário da província, assinalado neste sábado, 28 de dezembro.

    Segundo o governante, um ano após a sua institucionalização, o Cuando apresenta-se como uma província resiliente e em franco desenvolvimento, destacando-se a abertura da principal via rodoviária que liga as sedes municipais do Cuito Cuanavale e Mavinga, numa extensão de 204 quilómetros.

    De acordo com Lúcio Amaral, a abertura deste troço reduziu significativamente o tempo de viagem, facilitando a circulação de pessoas e bens, impulsionando o aumento das trocas comerciais, o crescimento económico e a construção de infraestruturas em vários domínios.

    Entre os principais ganhos do primeiro ano de governação, o governador sublinhou, além da melhoria das vias de comunicação, a entrada em funcionamento do serviço de recolha única para emissão do Bilhete de Identidade nos nove municípios que compõem a província.

    O responsável destacou ainda a aprovação, ao nível central, de vários projectos estruturantes, entre os quais a construção do Hospital Geral de Mavinga, a Central Fotovoltaica, os Centros de Captação, Tratamento e Distribuição de Água dos municípios de Mavinga e Dirico, o Aeródromo de Mavinga, o Aeroporto Internacional do Cuando e a construção da nova cidade de Mavinga.

    Na sua perspectiva, o arranque destes projectos, previsto para 2026, irá alavancar o desenvolvimento social, económico, cultural e desportivo da província, bem como promover o turismo na região.

    Na ocasião, Lúcio Amaral aproveitou para convidar empresários nacionais e estrangeiros de diversos ramos a investirem na província do Cuando, ressaltando o seu potencial em recursos minerais, terras aráveis, fauna e flora, factores que podem contribuir significativamente para a diversificação da economia angolana.

    Entretanto, as celebrações do primeiro aniversário da província do Cuando decorrem com a realização de vários atractivos, entre os quais mesas-redondas, maratona cultural, feira mista, corrida da unidade, actividades desportivas e lançamento de fogos de artifício.