• GOVERNADOR DO CUANDO HOMENAGEA FIGURAS EMBLEMATICAS DO CUANDO


    A cerimónia de homenagem teve lugar na sala de sessões da Administração Municipal de Mavinga e foi prestigiada pelos Vice-governadores, Para o Sector Político Social, e Economico André Nkula, Claudiosvaldo Nunda, Para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, representantes dos órgãos de defesa e Segurança, Delegados provinciais, membros do governo provincial e sociedade civil.

    No seu discurso o governador do Cuando Lúcio Amaral, disse que o governo provincial se prepara para incluir nos próximos tempos no sistema de ensino mais de 10 mil crianças, com vista a reduzir a exclusão escolar.

    Para corresponder a este desiderato Lúcio Amaral anunciou a construção de 35 novas escolas e 4 Institutos Politécnicos, num total de 344 salas de aulas.

    No entanto para responder a necessidade de quadros Lúcio Amaral disse que esta previsto para o primeiro trimestre de 2026 abertura de concurso público para ingresso de novos quadros na função pública.

    Com vista atrair quadros para o preenchimento sobretudo nas áreas de educação e saúde as infraestruturas a serem construídas neste domínio serão acopladas residências para os referidos quadros.

    No ramo da agricultura o governador do Cuando destacou o continuo empenho do governo local na melhoria da agricultura familiar e mecanizada, distribuição de insumo e imputes agrícolas.

    No sector privado Lúcio reiterou o compromisso em criar um ambiente favorável para o investimento, iniciativa empresarial e geração de emprego onde a juventude será a prioridade.