O acto provincial de abertura do ano lectivo 2025/2026 na província do Cuando terá lugar no próximo dia 1 de Setembro, em Mavinga, e deverá reunir mais de trezentas pessoas, entre professores, alunos e convidados.
A informação foi avançada nesta sexta-feira, 29 de Agosto, pelo director provincial da Educação, Eduardo Bento, que assegurou estarem criadas todas as condições para o arranque das aulas.
De acordo com o responsável, para o presente ano lectivo foram matriculados mais de 44 mil alunos, distribuídos pelos nove municípios da província.
Para apoiar o processo de ensino e aprendizagem, estão disponíveis materiais didácticos destinados tanto a professores quanto a estudantes.
No âmbito do incentivo à excelência académica, o Governo disponibilizou bolsas de estudo para o Instituto Médio Politécnico Industrial do Kilamba Kiaxi, nos cursos de Desenhador Projectista, Informática, Frio e Climatização, destinadas aos alunos com melhor aproveitamento escolar no Iº Ciclo do ano lectivo anterior.
Paralelamente, decorrem iniciativas para a criação de parcerias com empresários, visando a construção de institutos superiores politécnicos e o estabelecimento de vínculos com universidades do país.
O objectivo é aumentar a oferta de bolsas de estudo e garantir oportunidades de formação superior para os finalistas do IIº Ciclo, oriundos do Magistério Primário do Cuito-Cuanavale e dos liceus de Mavinga, Dirico e Rivungo.
O acto provincial será presidido pelo Governador Provincial, Lúcio Gonçalves Amaral.
Importa recordar que, em todo o território nacional, as aulas do ano lectivo 2025/2026 terão início a 2 de Setembro.