• Governador do Cuando recebe participantes do Raid Okavango 2025


    O governador provincial do Cuando, Lúcio Amaral, recebeu em audiência, nesta segunda-feira, 15 de Setembro, os participantes do Raid Okavango 2025, que teve início no dia 13 e se estende até 23 deste mês, passando pela província recentemente instituída no quadro da Nova Divisão Político-Administrativa.

    Durante o encontro, o governante destacou a importância da passagem da caravana pela região como uma oportunidade de promoção das potencialidades locais. “Esperamos que a vossa presença seja um incentivo para futuros investimentos na nossa província, nos mais variados sectores como turismo, obras públicas, agricultura e transportes”, afirmou.

    Lúcio Amaral reconheceu os desafios decorrentes das dificuldades nas vias de comunicação, mas salientou que a motivação de descobrir as belezas de Angola certamente superará os obstáculos encontrados ao longo do percurso.

    O governador apelou ainda aos turistas para que cumpram rigorosamente as medidas de segurança definidas pelas autoridades, recordando que a região foi palco de conflitos armados durante vários anos.

    “Queremos que o Raid se transforme numa verdadeira festa de turismo na nossa província e que os participantes sejam embaixadores das nossas riquezas naturais, da fauna e flora que terão oportunidade de conhecer”, sublinhou.

    Lúcio Amaral avançou que estão em curso projectos á curto prazo que visam melhorar as infraestruturas da província, destacando a construção da via que liga o Cuito-Cuanavale à capital, Mavinga, a requalificação do aeródromo local, a implementação de sistemas de abastecimento de água, energia fotovoltaica e de média e baixa tensão, bem como a edificação de hospitais e a futura nova cidade capital.

    No âmbito da aposta na educação e no empoderamento da mulher, anunciou igualmente o lançamento da primeira pedra para a construção de uma escola em Cuito-Cuanavale, com capacidade para albergar 1.080 alunos, garantindo assim uma aprendizagem de qualidade, equitativa e inclusiva.

    Salientar que o Raid Okavango 2025 decorre de 13 a 23 de Setembro.