• GOVERNADOR DO CUANDO REFORÇA COMPROMISSO COM O BEM-ESTAR DAS FAMÍLIAS VULNERÁVEIS


    O Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral, destacou, esta quinta-feira, 8 de Maio, durante a abertura do Primeiro Conselho Provincial da Família, a importância da família como pilar fundamental da sociedade e espaço privilegiado de transmissão de valores culturais, sociais e éticos da identidade angolana.

    Na sua intervenção, Lúcio Amaral sublinhou que a família continua a ser o núcleo central da socialização, exercendo influência directa tanto nos comportamentos éticos e cívicos, como nos desvios sociais resultantes da sua desestruturação.

    O Governador alertou ainda para os diversos desafios que comprometem a harmonia familiar, como os maus-tratos, a violência doméstica, o abandono de crianças, a fuga à paternidade e à maternidade, bem como as acusações de práticas de feitiçaria, fenómenos que, segundo afirmou, exigem uma resposta imediata e coordenada das instituições públicas e da sociedade em geral.

    Lúcio Amaral destacou também que a diversidade etnolinguística e cultural do Cuando deve ser encarada como uma força. “É preciso conferir-lhe dignidade e garantir o exercício pleno da cidadania, em igualdade de circunstâncias”, frisou.

    Segundo o governante, a realização deste conselho representa mais um passo na consolidação das políticas de apoio às famílias, especialmente às mais vulneráveis, através da promoção de acções que protejam mulheres vítimas de violência, crianças em risco, idosos, pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados.

    O evento, realizado sob o lema "Investir nas Famílias, para Garantir uma Sociedade Mais Harmoniosa", reuniu representantes governamentais, membros da sociedade civil e outros actores sociais, a fim de discutir e delinear políticas públicas orientadas para a protecção, fortalecimento e inclusão das famílias no tecido social da província do Cuando.