• GOVERNADORA DO CUANDO CONSTATA SITUAÇÃO SOCIOECONÓMICA DO MUNICÍPIO DO DIMA E ANUNCIA REFORÇO DOS SERVIÇOS SOCIAIS


    A Governadora Provincial do Cuando, Carla Cativa, efectuou, na sexta-feira, 26 de Junho, uma jornada de trabalho ao município do Dima, com o objectivo de inteirar-se da situação socioeconómica da circunscrição e auscultar as principais preocupações da população.

    Com uma extensão territorial de cerca de 12.100 quilómetros quadrados e uma população estimada em 5.865 habitantes, o município dispõe actualmente de duas escolas do ensino primário, que acolhem 1.103 alunos, assegurados por 15 professores, além de dois centros de saúde.

    Durante a visita, a governante foi informada sobre o andamento das obras de construção de uma escola com sete salas de aula, em execução no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), projecto que visa reforçar a capacidade do sistema de ensino local.

    No decurso da jornada, Carla Cativa reuniu-se com as autoridades tradicionais e administrativas, tendo igualmente promovido um encontro de auscultação com os munícipes, onde ouviu as principais preocupações da população com vista à definição de soluções para a melhoria das condições de vida no município.

    A agenda incluiu ainda uma visita às instalações do Registo Civil, onde procedeu à entrega de Bilhetes de Identidade a vários cidadãos, numa iniciativa destinada a facilitar o acesso à documentação civil.

    Na ocasião, a Governadora reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos habitantes do Dima e garantiu que o Executivo Provincial está a trabalhar para reforçar os sectores da educação, saúde e segurança, através do aumento do número de professores, médicos, enfermeiros e do policiamento de proximidade.

    Carla Cativa defendeu ainda a criação de mais oportunidades para a juventude do município, permitindo que os jovens concluam a formação média e superior e possam contribuir activamente para o desenvolvimento da província.

    A responsável enalteceu igualmente o papel das diferentes denominações religiosas na educação das crianças, destacando o trabalho desenvolvido diariamente pelas igrejas junto das comunidades.

    Relactivamente às telecomunicações, informou que o Governo Provincial está a desenvolver, em coordenação com a Unitel, projectos destinados a assegurar o funcionamento dos BUAP e facilitar o registo oficioso dos cidadãos.

    Por sua vez a administradora do Dima , Justa António,
    afirmou que, apesar das dificuldades que o município enfrenta, o Governo Provincial e a administração municipal continuam empenhados na implementação de acções concretas para melhorar as condições de vida da população.

    Segundo a responsável, estão em curso iniciativas de construção de escolas, reabilitação de centros de saúde e organização de cooperativas agrícolas, com o objectivo de transformar a agricultura de subsistência numa actividade geradora de rendimento digno para as famílias.