O apelo foi feito nesta sexta-feira, 13 de junho, durante a cerimónia de abertura da 3ª do concurso de pesca desportiva, pelo governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral.
O governador do Cuando disse que a 3ª edição da pesca desportiva demonstra a resiliência, foco e determinação dos organizadores que não medem esforços para a concretização dos objectivos da prova.
"Queremos que os praticantes da pesca desportiva sejam os activistas na conservação do ecossistema Aquático, consciencialização sobre a importância da preservação dos rios e lagos, recursos vitais para o desenvolvimento, frisou o governador" disse.
Para Lúcio Amaral a pesca desportiva é uma fonte geradora de empregos, contribuir para o crescimento local e para divulgação das potencialidades existentes nos diversos sectores da província do Cuando.
Numa promoção do ministério do turismo, através do pólo de desenvolvimento do Okavango em parceria com o governo do Cuando, a prova junta 15 equipas da República da Namíbia.
Participaram da cerimónia de abertura, o director geral do pólo de desenvolvimento do Okavango,a administradora municipal do Dirico, cônsul de Angola na Namíbia e da Namíbia em Angola, membros do governo provincial do Cuando, representantes dos órgãos de defesa e segurança, do ministério do turismo, autoridades tradicionais e eclesiásticas, membros da sociedade civil e convidados.
A 3ª edição do concurso de pesca desportiva encerra neste domingo com a premiação dos vencedores.