Considerando desafiadora a missão de comunicar no actual contexto marcado pelo desenvolvimento acelerado das novas tecnologias de informação, que exigem dos profissionais da Comunicação Social proactividade, veracidade e actualização das técnicas de produção de matérias, que impactem na vida do público destinatário.
Ao assinalar-se hoje, o 8 de Setembro, Dia Internacional do Jornalista é necessária a preservação da liberdade de imprensa, como elemento-chave da construção de um estado democrático de direito.
Urge identificar critérios que podem ser utilizados para criar confiança e credibilidade das fontes de informação e reconhecer, ao mesmo tempo, os perigos que decorrem da partilha de informações não credíveis.
Neste dia dedicado aos jornalistas, verdadeiros sacerdotes, que se doam para informar, reforçamos o apelo para o uso correcto das novas tecnologias e redes sociais, por constituírem ferramentas importantes da dinamização da informação, educação e moralização da sociedade.
Assim, o Governo Provincial do Cuando felicita a Classe Jornalística da Província em particular, e de Angola, em geral e que esta data sirva de reflexão ante os grandes desafios de desenvolvimento do país, neste ano que celebramos os 50 anos da Independência Nacional.