• GOVERNO DO CUANDO GARANTE APOIO AOS AGRICULTORES PARA O ESCOAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS


    O governador provincial do Cuando, Lúcio Amaral, assegurou nesta quinta-feira, 10 de Julho, no município do Luiana, que o Executivo está empenhado na elaboração de políticas públicas que visam facilitar o escoamento dos produtos do campo para os grandes centros comerciais do país.

    A garantia foi dada no final de uma visita a três campos agrícolas localizados na região do Luiana, onde o governador destacou que a agricultura constitui o quinto eixo estratégico da governação local, com o firme propósito de combater a fome e a pobreza.

    Durante a sua intervenção, Lúcio Amaral manifestou satisfação com a capacidade produtiva dos agricultores da região e anunciou a construção de canais de irrigação, como forma de reduzir a dependência das chuvas e garantir maior estabilidade e sustentabilidade na produção agrícola.

    Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Vitorino Samanjolo, revelou que o governo prevê apoiar cerca de 26 mil famílias camponesas em toda a extensão da província, através da distribuição de insumos agrícolas.

    Segundo o responsável, entre os meses de Junho e Julho, já foram beneficiadas 180 cooperativas e 236 associações agrícolas, o que corresponde a cerca de 6 mil famílias, nos municípios do Dirico, Mucusso, Luengue, Luiana, Xipundo, Rivungo e Mavinga.

    Luiana é considerada uma região com elevado potencial agrícola, destacando-se na produção de milho, cebola, alho, batata-doce e hortícolas.