O Governo Provincial do Cuando, através da Administração Municipal do Dirico está prestar todo apoio logístico e psicológico aos familiares das vítimas do ataque do hipopótamo, ocorrido no dia 11 de fevereiro no río Cuando.
Tudo aconteceu quando a embarcação em que seguiam cinco ocupantes foi surpreendida por hipopótamos quando fazia a travessia na zona fronteiriça no Município do Dirico para a República da Namíbia.
O ataque resultou em dois mortos e três feriados, dos quais, dois já estão recuperados e um encontra-se a receber tratamento médico na República da Namíbia.
Quanto aos dois mortos, os corpos já foram encontrados com o apoio da capitânia da Namíbia.
A informação foi avançada pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico André Zinga, que em nome do Governo da Província do Cuando lamentou o ocorrido e endereçou às famílias enlutadas, profundos sentimentos de pesar.
André Zinga explicou que a travessia ocorre devido as transações comerciais, consultas médicas e formação acadêmica.
A situação preocupa o Governo do Cuando, por isso avançou que estão a criar condições para garantir uma travessia segura e digna aos cidadãos que pretendem se deslocar para República da Namíbia, usando como via alternativa o rio Cuando.