O Governo Provincial do Cuando promoveu, nesta quinta-feira, 8 de janeiro, um encontro de reflexão por ocasião do Dia Nacional da Cultura, assinalado hoje em todo o país.
A actividade teve lugar na sala de conferências da Administração Municipal de Mavinga e contou com a presença do Governador Provincial, Lúcio Amaral, do vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, delegados provinciais, membros do governo, autoridades tradicionais e eclesiásticas, estudantes e outros convidados.
Sob o lema “Cultura Nacional, identidade, união e crescimento sustentável”, o encontro teve como prelectores os académicos Américo Tarcísio e Eflemo Afonso, que discorreram sobre “A preservação dos valores culturais e tradições” e “A transmissão dos conhecimentos culturais”, respectivamente.
Durante a sua intervenção, Américo Tarcísio sublinhou a importância da valorização e preservação dos elementos culturais que identificam os povos, defendendo a inexistência de culturas inferiores ou superiores, mas apenas culturas diferentes que merecem respeito e reconhecimento.
Por sua vez, Eflemo Afonso destacou a relevância da transmissão dos conhecimentos culturais às novas gerações, alertando para o risco de que a influência de outras culturas possa comprometer os valores locais e a identidade comunitária.
A Directora do Gabinete Provincial da Cultura e Turismo, Celita Amorim, responsável pela apresentação dos objectivos, referiu que a iniciativa visou estimular a participação e a criação artística, valorizar artistas e criadores, incentivar a produção de novas obras e promover as manifestações culturais do Cuando.