O Governo Provincial do Cuando reafirmou, esta segunda-feira, 05 de janeiro, o seu compromisso em continuar a dignificar e valorizar os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, por serem os precursores da luta de libertação nacional.
O compromisso foi reiterado pelo Governador Provincial, Lúcio Amaral, durante um encontro de reflexão realizado na sala de reuniões da Administração Municipal de Mavinga, no âmbito das homenagens aos Mártires da Repressão Colonial, sob o lema “04 de Janeiro: Honrar os mártires da repressão colonial é manter viva a nossa história”.
No seu discurso de abertura, Lúcio Amaral anunciou a continuidade do processo de recadastramento dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, com vista a garantir a sua reintegração socioprodutiva e a melhoria da renda familiar.
O governante sublinhou ainda a importância da realização de debates e encontros de reflexão intergeracionais sobre os sacrifícios que estiveram na base da conquista da Independência Nacional e da Paz, como forma de promover a concórdia, a paz social e os valores que sustentam o desenvolvimento social, económico e cultural da província.
Por sua vez, o Delegado Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Cangonji, que fez as honras da casa, destacou a relevância da efeméride, sublinhando o papel dos Mártires da Repressão Colonial na preservação da paz e no fortalecimento do desenvolvimento social e económico.
Durante o encontro, Augusto Muhala fez uma retrospectiva histórica, relembrando o massacre da Baixa de Cassanje, ocorrido em 1961, na província de Malanje, um marco simbólico do início da luta armada de libertação nacional. Na ocasião, abordou também os valores da liberdade, da justiça e da igualdade.
O momento foi abrilhantado com atuações musicais de Sagataie e Anjo Gabriel, que animaram a sala e conferiram um ambiente festivo à cerimónia.
Antes do encontro de reflexão, o Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral, procedeu à deposição de uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido, acto que contou com a presença do Delegado Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, membros do Governo Provincial e convidados.
O encontro contou com a participação do Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Delegados Provinciais, membros do Governo Provincial, representantes dos órgãos de Defesa e Segurança, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, estudantes e outros convidados.