O Governo Provincial do Cuando está a intensificar as acções de prevenção e combate ao HIV-SIDA, reforçando o compromisso com a saúde pública e o bem-estar das comunidades. A informação foi avançada nesta segunda-feira, 1 de Dezembro, pelo Vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, André Zinga Nkula, durante o acto provincial alusivo ao Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, assinalado na cidade de Mavinga.
De acordo com o responsável, que discursou em representação do governador provincial, Lúcio Amaral, de Janeiro a Outubro deste ano, 2.885 pessoas foram testadas em diversas unidades sanitárias da província.
Deste número, 203 casos foram positivos, dos quais 131 do sexo feminino e 72 do sexo masculino.
Face aos dados apresentados, o Vice-governador reafirmou que o Executivo provincial, através do Gabinete Provincial da Saúde, está a intensificar a implementação de acções, políticas e programas direccionados à prevenção e ao tratamento da doença em toda a extensão do Cuando.
Entre as prioridades destacadas, constam a criação de melhores condições nas unidades sanitárias e a formação contínua de técnicos para actuarem nos centros de testagem voluntária e nas consultas pré-natais, com enfoque na prevenção da transmissão vertical da mãe para o filho.
As comemorações do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA na província foram marcadas por uma marcha solidária, que percorreu várias artérias da cidade de Mavinga.
A actividade contou com a participação de funcionários públicos, entidades religiosas, membros dos órgãos de defesa e segurança, estudantes e representantes da sociedade civil, numa demonstração de união e empenho colectivo no combate à epidemia.