O Governo da província do Cuando reafirmou nesta quarta-feira, 4 de Junho, através do Director Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços, Júlio Bravo, o seu compromisso com a protecção e valorização do meio ambiente, alertando para os riscos crescentes da poluição plástica e outras práticas nocivas que ameaçam a biodiversidade.
Em declarações a imprensa, o responsável sublinhou a urgência de preservar o meio ambiente como responsabilidade partilhada por todos os cidadãos, destacando que “a biodiversidade ambiental deve ser mantida rica e potencializada para o bem-estar dos habitantes do planeta”.
Júlio Bravo anunciou ainda que, nos próximos tempos, a província contará com novas empresas dedicadas à recolha, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, uma medida que visa melhorar a saúde ambiental e evitar a acumulação de lixo em ecossistemas como lagos, rios e florestas.
No âmbito das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que se assinala nesta quinta-feira, 05 de Junho, o município de Mavinga será o palco do acto provincial, sob o lema “Combate a todas as práticas nocivas ao meio ambiente”, com o objectivo de sensibilizar e incentivar os munícipes para a preservação ambiental em toda a região.
Durante o evento preparatório, a ambientalista Mariana Kacongo, apelou à população para abandonar práticas prejudiciais ao meio ambiente, como a caça furtiva, o mau descarte de plásticos, a defecação ao ar livre, a falta de higiene domiciliar e as queimadas descontroladas.
“Só com mudanças de comportamentos será possível garantir melhores condições de vida para as futuras gerações”afirmou.
Lembrar que à província do Cuando alberga os Parques Nacionais de Luengue-Luiana e Mavinga, criados em 2011 com o intuito de proteger a rica biodiversidade da região.
Integrados na Área de Conservação Transfronteiriça de Okavango Zambeze (KAZA), que abrange Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué, estes parques enfrentam desafios significativos na protecção da fauna e flora, carecendo actualmente de mais de 500 fiscais para um controlo eficaz.