O Vice-Governador para o sector Político, Social e Económico do Cuando, André Nzinga Nkula, destacou nesta terça-feira, 30 de Setembro, o papel crucial dos trabalhadores da saúde na promoção, prevenção e salvação de vidas humanas, bem como na garantia do bem-estar das comunidades.
Falando durante uma mesa-redonda realizada por ocasião do Dia do Trabalhador da Saúde, assinalado no passado dia 25 de Setembro, o governante sublinhou que o Executivo angolano está focado na implementação de políticas públicas que assegurem a fixação dos profissionais de saúde em zonas recônditas, através da aprovação do decreto executivo presidencial que regula o pagamento de subsídios de isolamento e rendas.
André Nzinga Nkula referiu que a província necessita de capital humano qualificado e capaz de dinamizar o sistema provincial de saúde, com forte aposta na saúde pública como condição primária para a prevenção de várias endemias.
Neste quadro, anunciou que, nos próximos tempos, a província contará com um hospital geral com capacidade de 100 camas, bem como um hospital de campanha, igualmente com 100 camas, em fase de montagem e dotado de diversas especialidades.
O Vice-Governador acrescentou ainda que a implementação de programas de educação para a saúde terá impacto direto na redução da gravidez precoce e das doenças sexualmente transmissíveis.
Por fim, André Nzinga Nkula reafirmou o compromisso do Governo Provincial do Cuando em continuar a investir na formação e especialização do capital humano, com vista à construção de um sistema de saúde eficaz e eficiente.