Crianças órfãs, residentes no bairro Cambamba, no Município Sede de Mavinga, foram assistidas nesta terça-feira, 22 de Abril com materiais escolares e inserção em duas escolas, uma do 1º ciclo e outra do ensino primário.
A iniciativa insere-se no plano de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade do Governo Provincial do Cuando, cujo objectivo é contribuir para á redução do absentismo na escola, segundo o Governador em exercício, André Nkula.
Para os directores das escolas colégio Nº1 Comandante Cuenha e Mwene Capusu, a iniciativa do governo do Cuando está alinhada aos onze compromissos da criança.
No mesmo dia, André Nkula, visitou e prestou apoio à senhora Cecília Nawamba vítima da armadilha dos caçadores, no Município do Dima, que resultou no ferimento grave do pé esquerdo.
A mesma encontra-se internada no hospital Municipal de Mavinga, e tendo em conta o seu estado, será evacuada para a Província do Cubango para melhor acompanhamento médico.
Ainda em Mavinga, foram igualmente visitadas as 4 crianças abandonadas pelos pais e a idosa de 80 anos, Ndelese Tumba, aquém André Nkula apoiou com uma cesta básica e assegurou a protecção do estado para com a terceira idade. Ndelese Tumba dedica-se à agricultora, cuidar dos netos e família.
O Governador em exercício, assegurou apoio institucional a todas as pessoas que estiverem a precisar apoio do estado, no âmbito da prevenção do risco, protecção dos que necessitam e promover o bem-estar das comunidades.
Integraram a visita de campo do governador em exercício, membros do Governo Provincial do Cuando e da Administração Municipal de Mavinga.