O governo da província do Cuando promoveu neste sábado, 6 de Setembro, uma mega campanha de desassoreamento das margens do rio Cubia, com objectivo de mante-las limpas e prevenir possíveis doenças durante a época chuvosa.
A mega campanha segundo o governador provincial do Cuando Lúcio Amaral, visa eliminar os resíduos sólidos existentes ao longo das margens, e proteger a biodiversidade, existente ao longo do rio Cubia.
Lúcio Amaral disse ainda que, este projecto servirá também para proteger a saúde da população, porque o rio serve de fonte de abastecimento da água para a cidade de Mavinga.
Já Eugénio Manuel Chefe de Departamento do Ambiente e resíduos sólidos revela que o Gabinete provincial gizou um programa para a drenagem do rio que vai durar dois meses, com a participação dos Munícipes de Mavinga.
Para Margarida Soleta, munícipe do bairro Munango a mega campanha surgiu em boa altura e apelou a população residente no Município sede da província a conservação da biodiversidade e desinfestar a água que consomem.
Já o coordenador do bairro 4 de Fevereiro Mazambi André avança que campanhas desta natureza devem continuar porque ajuda na sanidade do meio ambiente, preveni muitas doenças e contribui para o bem-estar da população.
Participaram da mega campanha, membros do governo provincial, da administração municipal de Mavinga, órgãos de defesa e segurança, organizações da sociedade civil e população em geral