A Igreja Anglicana manifestou nesta segunda-feira, 26 de maio, interesse em apoiar o sector da saúde na província do Cuando, com destaque para a prevenção e combate à malária nas comunidades recônditas.
A intenção foi apresentada durante uma audiência concedida pelo governador em exercício do Cuando, Claudiosvaldo Muhongo, ao coordenador lusófono para Angola e Moçambique do Programa Anglicano de Luta Contra a Malária, João Melo, que se encontra em Mavinga para realizar uma visita de trabalho por vários municípios da região.
Durante o encontro, João Melo explicou que a iniciativa está a ser implementada em algumas províncias de Angola e de África.
O responsável destacou que o foco principal será a formação e capacitação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), com o objectivo de reforçar o combate à malária num período de três anos.
Adiantou que a acção contará com uma coordenação técnica conjunta entre as estruturas da Igreja Anglicana e os serviços de saúde do Cuando.
Por sua vez, Claudiosvaldo Muhongo assegurou a abertura do governo provincial para colaborar com todos os parceiros sociais que contribuam para a melhoria da assistência sanitária.
“Estamos disponíveis para trabalhar com todos os que queiram ajudar a reforçar a prevenção e o combate à malária, sobretudo nas comunidades mais vulneráveis”, declarou.