O Governador Provincial em exercício do Cuando, Manuel Chima, recebeu nesta quinta-feira, 7 de Agosto, uma delegação da Agência Nacional para a Gestão da Região do Okavango (ANAGERO), no âmbito da preparação da IIª Edição do Raid do Okavango, que prevê a participação de mais de 100 turistas, entre nacionais e estrangeiros.
O encontro visou alinhar estratégias para a realização deste importante evento turístico, que terá lugar de 13 a 23 de Setembro do ano em curso, sob organização do Ministério do Turismo, em parceria com o Governo Provincial do Cuando.
Segundo o Presidente da ANAGERO, Rui Lisboa, o Raid do Okavango consiste numa expedição organizada que visa abrir novas rotas turísticas, promover a cultura local, sensibilizar à sociedade para a preservação do património natural e estimular oportunidades de negócios na região.
A rota desta segunda edição do Raid terá início na nascente do Okavango, na província do Huambo, e terminará no bico de Angola, em Luiana, província do Cuando, num percurso de 10 dias.
Disse que a actividade vai envolver turistas, investidores, investigadores e outros interessados, mediante inscrição no website oficial do Okavango.
A Região do Okavango abrange cerca de sete províncias, (Huambo, Bié, Moxico, Huíla, Cunene, Cuando e Cubango), integrando o chamado dístico regional do Okavango Zambeze, uma marca de relevância mundial que pode impulsionar a diversificação da economia nacional e valorizar as riquezas naturais da fauna e flora.
Na ocasião, o Governador em exercício, Manuel Chima, assegurou apoio total do governo local, sublinhando que o evento representa uma oportunidade para alavancar a economia da província, atrair investidores, fomentar o turismo sustentável e colocar o Cuando no centro das atenções nacionais e internacionais.