Mais de 70 gestores públicos da província do Cuando concluíram, nesta quarta-feira, 30 de Julho, um ciclo formativo de dois dias sobre finanças públicas e regras de execução, realizado na cidade de Mavinga.
A formação teve como objectivo reforçar os conhecimentos dos gestores em matérias de gestão orçamental, com enfoque no uso do Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE) e no portal do munícipe, contribuindo assim para uma administração mais transparente e eficiente.
Carlos Cassanga, um dos formadores, considerou a acção extremamente útil, sobretudo para os quadros que assumem pela primeira vez funções de gestão financeira.
“Esperamos melhorias significativas na elaboração de relatórios e na utilização adequada dos instrumentos digitais de controle e transparência”, referiu.
Bernardo Bento, director provincial da Educação, destacou o carácter inovador da formação, sublinhando que a mesma veio colmatar lacunas na execução do Orçamento Geral do Estado (OGE), ao mesmo tempo que fortalece as capacidades técnicas das unidades orçamentais.
Também satisfeita com a acção formativa, Julieta Elisabete, administradora adjunta para a área económica e financeira de Mavinga, frisou que a formação proporcionou ferramentas essenciais para uma melhor recolha e gestão de receitas e despesas, bem como para o cumprimento de obrigações mensais, como o envio de relatórios.
O encerramento do evento foi presidido pelo vice-governador para o sector político, social e económico, André Nkula, que exortou os participantes a pautarem pela honestidade, seriedade e compromisso na gestão das finanças públicas.