• MAIS DE 8.000 MENINAS DO CUANDO SERÃO VACINADAS CONTRA O CANCRO DO COLO DO ÚTERO


    Mais de 8.000 meninas com idades entre 9 e 12 anos serão vacinadas contra o cancro do colo do útero na província do Cuando, no âmbito da campanha nacional de imunização que arrancou nesta quinta-feira, 23 de Outubro, em Mavinga.

    O Director Provincial da Saúde, Bernabé Baptista, anunciou que a província prevê abranger 8.031 meninas durante os 10 dias da campanha, que decorrerá em escolas, unidades sanitárias, postos de vacinação de alto rendimento e através de equipas móveis e avançadas compostas por seis membros.

    Segundo o responsável, a vacina é segura e eficaz, constituindo uma das principais estratégias de prevenção do cancro do colo do útero, uma doença que tem afectado um número crescente de mulheres em idade reprodutiva.

    “O Governo Provincial do Cuando está envolvido na planificação, mobilização de recursos, promoção de demandas, coordenação da implementação, avaliação dos resultados e a sua aplicação”, sublinhou Bernabé Baptista.

    O director apelou ainda aos pais e encarregados de educação para que mobilizem as meninas aderirem à vacinação, de modo a garantir um futuro mais saudável e livre do risco de cancro.

    A iniciativa insere-se nos esforços do Ministério da Saúde, em parceria com organismos internacionais, para reforçar a imunização infantil e reduzir as taxas de incidência de doenças preveníveis no país.