O Município de Mavinga, na província do Cuando, vai beneficiar, nos próximos dias, da instalação de um novo caixa automático (ATM) e da entrada em funcionamento de agentes bancários do Banco Africano de Investimentos (BAI) e do Banco de Fomento Angola (BFA).
A garantia foi dada nesta quarta-feira, 30 de Outubro, pelo Director Regional Sudoeste do Banco Nacional de Angola (BNA), Miguel Sumbo, durante uma audiência concedida pelo Governador em exercício do Cuando, André Nzinga Nkula, no quadro das actividades alusivas ao Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de Outubro.
Miguel Sumbo, que chefia a delegação do BNA em missão a Mavinga, destacou a introdução da figura do agente bancário, mecanismo que permitirá ampliar o acesso a serviços financeiros essenciais, como abertura de contas, transferências, depósitos e pagamentos, sobretudo em zonas onde não existam balcões físicos dos bancos comerciais.
“Este modelo irá facilitar o atendimento ao público e reduzirá a distância entre os serviços bancários e as populações”, sublinhou.
O responsável referiu igualmente que o BNA está a acompanhar projectos de inclusão financeira, com destaque para o Crédito à Mulher Rural, iniciativas voltadas à agricultura, pecuária e pequenos negócios enquadrados no programa de crédito do FADA.
Por seu turno, o Governador em exercício, André Nzinga Nkula, agradeceu o empenho do BNA no reforço do sector económico da provincia, e destacou a importância do apoio ao agronegócio e à dinamização das transações financeiras.
“O Governo do Cuando já reservou cerca de 35 hectares de terra para a agricultura de subsistência, que serão entregues a mulheres e associações dedicadas ao empreendedorismo agrícola”, afirmou.
A delegação do BNA permanecerá no município durante três dias, período em que estão previstas diversas actividades, incluindo palestras sobre literacia financeira, poupança e inclusão económica dirigidas a estudantes, efectivos das Forças Armadas, agentes da Polícia Nacional e funcionários públicos.
O programa inclui ainda visitas a associações de mulheres camponesas e a realização de uma feira da poupança, que encerra com as celebrações do Dia Mundial da Poupança, no dia 31 de Outubro.