O município do Cuito Cuanavale, na província do Cuando, conta oficialmente com um novo administrador.
Nelson João Ngundo foi apresentado, nesta terça-feira, 1 de Julho, durante um acto solene presidido pelo Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral.
A cerimónia teve lugar no espaço adjacente à Administração Municipal e reuniu distintas individualidades, entre as quais membros do Governo Provincial, da Administração Municipal e Comunal, representantes dos Órgãos de Defesa e Segurança, autoridades tradicionais, eclesiásticas, representantes da sociedade civil, partidos políticos e convidados.
A actividade foi antecedida de uma recepção calorosa e do acto formal de passagem de pastas, realizado na sala de reuniões da Administração local.
Durante a sua intervenção, o governador Lúcio Amaral destacou os principais eixos que deverão orientar o novo ciclo de governação local, com ênfase no desenvolvimento humano e bem-estar, combate à pobreza, promoção da cidadania, inclusão social e económica, reabilitação das vias de comunicação, bem como a melhoria do atendimento à população.
O governante aproveitou o momento para exortar as autoridades tradicionais a redobrarem a atenção na preservação e salvaguarda dos bens públicos, incentivando a denúncia de actos que atentem contra as infra-estruturas e os serviços do Estado.
Reforçou ainda o apelo à promoção do espírito de equipa e de boa camaradagem como chave para o progresso socioeconómico do município, reiterando o compromisso de valorizar a participação das mulheres em cargos de liderança, pelo seu empenho, dedicação e sentido patriótico.
Ao novo Administrador Municipal, Nelson João Ngundo, Lúcio Amaral dirigiu palavras de incentivo e confiança, apelando a uma actuação firme, responsável e patriótica, com foco na resolução dos problemas mais sentidos pela população local.
Por sua vez, o Administrador cessante, Daniel Bimbi Alfredo, expressou gratidão pela confiança nele depositada ao longo do seu mandato, iniciado em 2022, destacando o orgulho de ter sido o primeiro a exercer o cargo na nova Divisão Política Administrativa (DPA).
Em breves palavras, o novo administrador Nelson João Ngundo, assumiu o compromisso de dar continuidade aos projectos em curso, sublinhando a importância da colaboração com os mais velhos e com todos os segmentos da sociedade para a promoção do desenvolvimento local.
Manifestou ainda a intenção de prestar especial atenção aos sectores da saúde, educação, energia, abastecimento de água e assistência social, com o objectivo de garantir um atendimento mais digno e eficaz às populações.