A população do município de Mavinga, na província do Cuando, mostra-se satisfeita com as obras de requalificação em curso no Hospital Municipal Mwene Tchiengo III, numa iniciativa que visa melhorar a imagem da unidade hospitalar e garantir um atendimento com mais qualidade e eficácia aos utentes.
A informação foi avançada nesta quinta-feira, 31 de Julho, pela directora da unidade hospitalar, Yara Lopes, tendo assegurado que os trabalhos de manutenção e conservação decorrem a bom ritmo nas áreas de medicina feminina e masculina, bloco operatório, maternidade e outras zonas de apoio hospitalar.
A responsável destacou ainda que, com a conclusão das obras, o hospital passará a oferecer novos serviços, nomeadamente de radiologia e ortopedia.
Disse que actualmente, estão em funcionamento as consultas externas, laboratório, pediatria, nutrição, Programa Alargado de Vacinação (PAV), programa de HIV, cirurgia e maternidade.
“Com este novo visual e a implementação dos serviços de radiologia e cardiologia, vai-se melhorar o atendimento aos utentes e garantir saúde à população”, afirmou Marta Joaquim, jovem munícipe de 28 anos, que enalteceu os benefícios da requalificação em curso.
Por seu turno, Silvano, residente no bairro Novo, aproveitou a ocasião para apelar à população local no sentido de preservar os bens públicos.
“Estes serviços são para todos nós. Devemos evitar actos de vandalismo e incentivar as mulheres grávidas e demais cidadãos a procurarem os serviços hospitalares para o acompanhamento e controle da sua saúde”, frisou.
As obras de reabilitação do Hospital Municipal de Mavinga iniciaram no final do mês de Junho e têm uma duração prevista de três meses.
Para assegurar um atendimento compatível com a procura crescente, estima-se que a unidade venha a necessitar de mais de três mil efectivos, entre médicos e técnicos de saúde.