A província do Cuando conta, desde a última sexta-feira (10), com um novo presidente do Conselho Provincial de Moradores.
Trata-se de João Mbalaço Tchihami, natural do município de Mavinga, eleito durante uma assembleia realizada na sede do mesmo município.
João Mbalaço Tchihami terá como vice-presidente Domingos Hilário, representante do município do Rivungo. Ambos foram eleitos para um mandato de cinco anos, durante o qual pretendem trabalhar em estreita colaboração com o governo provincial, principalmente na elaboração e acompanhamento de projectos sociais e programas de desenvolvimento comunitário.
No seu discurso de tomada de posse, Tchihami destacou como prioridades do seu mandato o apoio ao governo do Cuando, a promoção da educação cívica junto das comunidades e o fortalecimento das relações com as autoridades tradicionais para a resolução dos principais problemas sociais que afectam os moradores da província.
“O nosso foco será sempre o bem-estar das comunidades. Queremos sensibilizar os cidadãos para uma participação mais activa na vida social e contribuir com ideias concretas para os programas do governo provincial”, declarou o novo presidente.
Durante o acto, o Vice-governador para o Sector Político, Social e Económico, André Zinga Nkula, saudou a eleição da nova direcção do Conselho, sublinhando a importância de parcerias com organizações da sociedade civil para o desenvolvimento harmonioso da província.
“A província ganha mais um parceiro social que, com certeza, vai trazer ideias e acções concretas em benefício das populações. Precisamos de trabalhar juntos para melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, afirmou.
A assembleia que culminou na eleição de João Tchihami contou com a participação dos presidentes dos nove Conselhos Municipais de Moradores do Cuando, num processo que decorreu de forma ordeira e transparente.
Com a nova liderança, espera-se uma maior articulação entre os moradores e as instituições públicas, visando o progresso sustentável das comunidades da província.