• PROGRAMAS E ACÇÕES DO GOVERNO DO CUANDO ANALISADOS EM MESA REDONDA


    Os ganhos da paz, programas e acções do Governo do Cuando, reconciliação e unidade nacional, foi tema de uma mesa-redonda promovida nesta terça-feira (08/04), no âmbito das comemorações do 04 de Abril.
    A mesa redonda teve dois painéis e foi presidida pelo governador provincial Lúcio Amaral, que esteve ladeado do Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, André Nkula e pelo Vice- Governador para os Serviço Técnicos e Infra Estruturas Claudiosvaldo Muhongo.

    Na sua intervenção, começou por enfatizar que a paz não se resume com o calar das armas, mas é importante que as famílias e as comunidades, no geral, percebam a verdadeira dimensão da paz para que o núcleo fundamental da sociedade continue edificado, seja o local seguro para as mulheres, idosos e crianças, por serem estes, os grupos mais vulneráveis aos fenómenos sociais que grassam a nossa sociedade.

    Realçou que o governo em estreita colaboração com os seus parceiros têm trabalhado na busca de soluções viáveis e assertivas para se mudar o actual quadro, com a realização de acções de sensibilização através de encontros inter-geracionais e Jangos de valores.

    O governador provincial apelou aos parceiros sociais a unirem sinergias no combate aos fenómenos que grassam a sociedade, sobretudo, o abuso sexual contra menores, gravidez e casamento precoce e fuga á paternidade.

    No seu ponto de vista, nada vale o sacrifício dos pais se não poderem proteger os seus descendentes dos agressores, de comportamentos oportunistas que interrompem o pleno gozo da adolescência das jovens meninas, induzindo-as ao casamento e gravidez precoce e fuga à paternidade.

    Participaram da mesa redonda, membros do Governo Provincial, Administradores Municipais, autoridades tradicionais, eclesiásticas, representantes de partidos políticos, membros da sociedade civil e população em geral.