Mais de 500 crianças provenientes dos nove municípios da província do Cuando vão participar, neste domingo, 1 de Junho, no Acto Central do Dia Internacional da Criança, que terá lugar no município de Mavinga.
O evento, organizado pelo Governo Provincial em colaboração com parceiros sociais, visa celebrar as crianças como prioridade nacional, ao mesmo tempo que chama a atenção para os desafios que ainda marcam a infância em Angola.
Por ocasião da efeméride, o Director Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Baptista Mutetela, afirmou que todas as condições logísticas e organizacionais estão criadas para garantir o êxito das festividades.
Adiantou que a celebração ocorre num contexto desafiador onde as autoridades governamentais do Cuando expressam preocupação com a exclusão escolar, o trabalho infantil, o abandono de crianças, a violência, o abuso sexual, bem como a gravidez e os casamentos precoces.
Disse que estão a ser desenhadas estratégias para retirar às crianças das ruas e promover a construção de centros infantis de acolhimento, além da criação de estruturas de ensino em todos os municípios da província.
Entre as acções programadas, destacam-se palestras comunitárias através do Jango de Valores, que abordarão temas como a violência doméstica e a gravidez precoce, visando reforçar a consciencialização das famílias e das comunidades.
O Director Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género do Cuando reconheceu ainda que, embora Angola disponha de um quadro jurídico robusto para a protecção e promoção dos direitos da criança, ainda existem lacunas na efectivação dessas políticas.
O responsável revelou que, nos próximos tempos, será instalada na província a Direcção do INAC (Instituto Nacional da Criança), bem como um Centro de Formação Técnico-Profissional em parceria com o INEFOP.
Anunciou igualmente o lançamento do Projecto "Município Amigo da Criança", iniciativa que visa criar redes de protecção social e garantir direitos fundamentais às crianças em situação de vulnerabilidade..