A cidade de Mavinga, na província do Cuando, acolhe, de 29 a 31 de Julho, o Iº Seminário sobre Elaboração e Execução do Orçamento Geral do Estado (OGE), uma iniciativa que visa reforçar as capacidades técnicas e operacionais dos responsáveis locais na gestão dos recursos públicos.
O evento reúne secretários gerais da província, representantes das administrações municipais, técnicos e responsáveis dos órgãos orçamentais locais, num espaço de partilha de experiências e actualização de conhecimentos sobre os mecanismos de planeamento e execução orçamental.
Durante a audiência concedida pelo Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral, à delegação do Ministério das Finanças do Cuando e do Cubango, chefiada pelo delegado provincial, João Diakondua, o vice-governador para a Área Política, Social e Económica, André Nkula, sublinhou a importância do seminário, considerando-o um marco significativo para a melhoria do sistema económico da província.
“O encontro promove maior eficiência na gestão das finanças públicas, facilita o acesso às ferramentas digitais e reforça o controlo financeiro, permitindo uma melhor execução do OGE à luz das reais necessidades das populações”, destacou.