A província do Cuando consagrou-se em segundo lugar na classificação nacional das províncias com melhores índices de gestão e execução do processo dos Exames Nacionais, referentes ao ano lectivo 2025/2026.
O reconhecimento foi atribuído durante uma cerimónia solene realizada em Luanda, promovida pelo Ministério da Educação, na qual foram igualmente distinguidas as províncias do Zaire, que ocupou o primeiro lugar, e do Moxico Leste, classificado em terceiro lugar.
Antes do acto de consagração, decorreu o Encontro Nacional de Preparação e Harmonização dos Exames Nacionais, realizado nos dias 11 e 12 de Dezembro, também em Luanda.
O evento reuniu direcções dos Gabinetes Provinciais da Educação e técnicos do sector de todo o país, com o objectivo de alinhar as directrizes estratégicas para o presente ano lectivo.
A província do Cuando esteve representada nos dois eventos pelo director do Gabinete Provincial da Educação, Eduardo Bento, que recebeu o Certificado de Superação e Mérito, como forma de valorizar o trabalho desenvolvido e incentivar a replicação das boas práticas em todo o sistema educativo nacional.
Na ocasião, o Ministério da Educação fez ainda uma menção honrosa especial à Província do Cuando, destacando o seu testemunho de resiliência e dedicação face aos desafios, bem como a capacidade de superação das equipas locais.
O Ministério da Educação reiterou o seu compromisso com a melhoria contínua dos processos de avaliação e agradeceu a todos os intervenientes pelo contributo prestado para a elevação da qualidade do ensino em Angola.