No âmbito do Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagens (PAT II), tutelado pelo Ministério da Educação e financiado pelo Banco Mundial, em parceria com várias Organizações Não Governamentais (ONGs), o Gabinete Provincial da Educação do Cuando procedeu, nesta segunda-feira, 20 de Outubro, à distribuição de kits de higiene menstrual às raparigas das escolas Comandante Cuenha e Missão Emanuel, no município de Mavinga.
O director do Gabinete Provincial da Educação, Eduardo Bento, referiu que o programa tem como objectivo promover a saúde menstrual, combater o estigma e garantir dignidade às raparigas em idade escolar, através da entrega de kits de higiene e de acções de sensibilização.
Por sua vez, o representante do Ministério da Educação, Julião Januário, explicou que, na província do Cuando, o projecto abrangerá sete escolas localizadas nos municípios de Mavinga, Dirico e Cuíto-Cuanavale, beneficiando 1.925 raparigas, das quais 340 pertencem ao município sede de Mavinga.
As alunas participam em dez sessões formativas, conduzidas por mobilizadoras comunitárias e pontos focais do programa.
O PAT II conta com o apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), do Centro de Apoio ao Jovem (CAJ), da World Vision e da Mwana Pwo, organizações parceiras que têm contribuído para a implementação das acções de empoderamento e saúde reprodutiva.
As beneficiárias receberam também orientações sobre o uso adequado dos pensos higiénicos e foram aconselhadas sobre as várias etapas do ciclo menstrual, reforçando a importância da educação e da autonomia feminina.